quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nutricosméticos

Os nutricosméticos como o nome são já diz são cosméticos que são associados com alimentos, ou seja, são cosméticos que tem uma liberação tópica através da sua ingestão e ajudam a prevenir o envelhecimento e combater os radicais livres.
Segundo Gomes, 2009, os nutricosméticos tratam-se de uma nova proposta produtos da categoria da saúde e beleza, que incorporam ingredientes nutracêuticos em sistemas de liberação tópica, para uso oral que prometem retardar o envelhecimento e ainda combater as rugas, melhorar a firmeza da pele, a prevenir a queda de cabelos e oferecer proteção solar. A ANVISA condena de cosméticos que não tenham passado por testes que assegurem sua qualidade e segurança. Esses produtos não poderiam ser considerados cosméticos e sim alimentos funcionais ou suplementos ou complementos alimentares.
A mídia desenvolve um ritmo diferente daquele que a ciência segue. Adora novidades, que muitas vezes ainda não têm argumentos para se sustentar, enquanto para nós a relevância está nos estudos que se apoiam em trabalhos já consagrados.
Geralmente os efeitos dos nutricosméticos começam a ser evidenciados após 60 dias de uso, mas nas primeiras semana o paciente já começa a sentir seus efeitos. 
É importante salientar que não existe pilula milagrosa, esses cosméticos apenas dão uma ajudinha extra, portanto exercícios físicos, hábitos saudáveis de alimentação são estritamente indispensáveis.
Antes começar a tomar qualquer nutricosméticos procure profissionais qualificados para que possam prescrever a forma correta de uso, pois a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose que foi administrada.

Fonte: Gomes, Rosaline Kelly. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3 ed. Livraria médica, São Paulo, 2009 





Nenhum comentário:

Postar um comentário