terça-feira, 14 de agosto de 2012

Acne Grau I

Este tipo de acne também é conhecida por acne comedogênica, caracteriza-se pela presença de comedões, porém, a existência de algumas pápulas e raras pústulas foliculares ainda permite considerar o quadro de acne grau I

  • Microcomedo: o acúmulo de corneócitos no infundíbulo produz uma dilatação folicular não visível, mas encontrada histologicamente. A queratose folicular, que eventualemente se observa em jovens no início da puberdade, na fronte ou dorso do nariz, indica a presença de microcomedos.
  • Comedo fechado (cravo branco): o aumento de corneócitos no infundíbulo folicular adquire forma esférica. O orifício folicular é, eventualmente visível no centro do comedo. A lesão esbranquiçada, ou cor da pele, e similar ao millium, sendo mais bem identificada quanto a pele distendida. Pela espremedura, após perfurar o comedo com a ponta de uma agulha, pode-se extrair massa esbranquiçada.
  • Comedo aberto (Cravo preto): Resulta do acúmulo de corneócitos e sebo, e da colonização da P. acnes. Na extremidade, encontra-se estafilococos e Proprionybacterium fufur. A cor escura da extremidade e devido a presençã de melamina, e não à oxidação de queratina ou sebo. Quando se examina o comedo na luz de Wood, pode-se encontrar uma cor vinho, devida a produção de porfirina pela P. acnes.
Fonte: Pimentel, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratmento estético. São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário