quinta-feira, 12 de julho de 2012

Segundo fator fundamental para desenvolvimento de acne.

Hipersecreção sebácea

A hipersecreção sebácea é o segundo fator fundamental para o desenvolvimento da acne associado a hiperqueratinose folicular.
O desenvolvimento das glândulas sebáceas ocorre na puberdade pela ação de andrógenos, especialmente testosterona e seus derivados.
A hipsecreção sebácea e a eclosão de acnes podem ocorrer por dois mecanismos: o primeiro, pouco frequente, por aumento dos andrógenos circulantes, como na:

  •  Sindrome seborréia-acne-hirsutismo-alopecia (SAHA);
  • Síndrome virilizante;
  • Síndrome de cushing;
  • Manifestação iatrogênica na terapia andrógena.

O segundo mecanismo, que é encontrado na acne, ocorre pela ação periférica dos andrógenos, isto é há uma resposta hipersecretória da glândula sebácea ao estímulo andrógeno por fatores genéticos ou constitucionais. Dessa maneira, fpo demonstrado que a pele acneica tem capacidade de transformar a testosterona em diidrotestosterona, que é o hormônio ativo, em taxa superior à pele normal. A administração de estrógenos em altas doses pode diminuir a atividade das glândulas sebácea, melhorando a acne. A isotretinoína, droga eletiva atual para o trament0 de acne, tem ação direta sobre a glândula sebácea e a queraatinização folicular. 

Fonte: Pimentel, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratmento estético. São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora, 2008.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário