segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acnes

Acne Escoriada

Tipo de observado quase que exclusivamente em mulheres jovens que machucam a pele de maneira obsessiva e destrituva, causando escoraição e cicatrizes na face. Há comedões e papulas, sem necessariamente apresentar um quadro de acne anterior. É um quadro neurótico ou psicótico, e o tratamento, além dos tópicos para acne, se faz também com antidepressivos.

Acne Andrógena

É o quadro de acne que compóe a síndrome SAHA (seborréia-acne-hirsutismo*-alopecia**). Deve-se a produção excessiva da andrógenos por ovários policístico ou outra alteração endócrina com síndrome andrenogenital ou cunshing***. A diganose confirma-se por exames hormonais e pela ultra-sonografia ovariana.

* O hirsutismo é definido como o crescimento excessivo de pelos terminais na na mulher, em áreas anatomicas características de distribuição masculina.

**  Alopécia ou alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico.

*** A síndrome de Cushing ou hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo é uma desordem endócrina causada por níveis elevados de cortisol no sangue.

Acnes induzidas ou Erupção Acneiformes

São quadros acnéicos causados por noxas que atuam diretamente na pele ou por absorção. Na patogênese, enquanto na acne há o início e a alteração de queratinização no infundíbulo com micormedos e comedoes, na erupção acneiformes a alteração inicial é a inflamação do fóliculo sen ocorrerem comedos.
Outra distinção é a localização, que na erupção acneiforme atinge a face, regiões anterior e posterior do tronco, braços e, eventualmente região glútea e coxas.O quadro é monomorfo e de eveolução aguda e subaguda.

Nota: Em breve estarei falando sobre mais tipos de acnes.

 Fonte: Pimentel, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratmento estético. São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora, 2008.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário